
O corpo, a fala e a mente impuras podem ser transformadas no corpo, fala e mente puras, ou elas são totalmente separadas? Todos os Budas são casos de seres que eram com nós e então na confiança do caminho se tornaram iluminados; o Budismo não afirma que existe alguem que desde o princípio está livre de faltas e possue todas as boas qualidades. O desenvolvimento do corpo, fala e mente puras acontece gradualmente deixando que os estados e os seres impuros se transformem em puros.
Como isso é feito?
A duas sílabas, PADME, que significa lotus, simbolizam sabedoria. Da mesma forma que o lotus cresce da lama mas não se imunda pelas faltas da lama, a sabedoria é capaz de colocá-lo numa situação de não-contradição apesar de que haveria contradição se você não tivesse sabedoria. Existe sabedoria que percebe a impermanência, sabedoria que percebe que as pessoas são vazias, de serem auto-suficientes ou substancialmente existentes, sabedoria que percebe a vacuidade da dualidade - que quer dizer, da diferença da entidade entre sujeito e objeto - e sabedoria que percebe a vacuidade da existência inerente. Portanto existem muitos tipos diferentes de sabedoria, e a princiapl de todas elas é a sabedoria de se perceber a vacuidade.
A Pureza deve ser conquistada por uma unidade indivisível de método e sabedoria, simbolizada pela sílaba final HUM, que indica indivisibilidade. De acordo com o sistema sutra, esta indivisibilidade de método e sabedoria se refere `q sabedoria afetada pelo método e ao método afetado pela sabedoria. No veículo mantra, ou tatrico, ela se refere à consciência única na qual existe a forma completa de ambos, sabedoria e método, como uma entidade indiferenciável. Em termos das sílabas sementes dos cinco Budas Conquistadores, HUM, é a sílaba semente de Akshobhya - o imóvel, o que não vacila, aquele vque não pode ser perturbado por nada.
Assim, as seis sílabas, OM MANI PADME HUM, significam que na confiança da prática de um caminho que é uma união indivisível de método e sabedoria, você pode transforma seu corpo, fala e mente impuras no corpo, fala e mente exaltadas de um Buda.
4 Comentários:
viveka, obrigado pela vizita e a sintunia com o EU SOU, o primeiro degrau na escada do caminho até ao EU SOU O QUE SOU, um em todos e todos em um.
um abraço, obrigado
OLÁ VIVEKA!!!
OBRIGADA POR SUA VISITA!!!
SEJA BEM VINDA SEMPRE!!!
ESPERO PODER TROCAR BOAS ENERGIAS E BOAS IDÉIAS COM VOCÊ POR AQUI!!!
BEIJINHOS E MUITA LUZ,PAZ,SAÚDE E SORTE PRA VOCÊ!!!
Viveka, muito bom esse texto. OM MANI PADME HUM é uma mantra muito antigo e muito cantado no oriente.
Sempre bom ouvir esse mantra.
Abraços ricos de luz
Agradeço os comentários de todos.
Namasté
Beijos
Postar um comentário