INIMIGOS MEUS PROFESSORES


"São os inimigos que verdadeiramente nos ensinam a vivenciar sentimentos de compaixão e tolerância. As guerras surgem porque não há compreensão do lado humano das pessoas. Ao invés de conferências e encontros políticos, por que não convocar as famílias a fazerem um piquenique para que se conheçam mutuamente, enquanto suas crianças brincam juntas?" (Dalai Lama).


Tenzin Gyatso, monge e doutor em filosofia budista, Prêmio Nobel da Paz, agraciado com mais de 100 títulos honoris causa, líder e mentor do povo tibetano, 14º Dalai Lama, é uma das vozes mais lúcidas e comprometidas com a paz, o diálogo e a compaixão no cenário mundial contemporâneo.

Pesquisador infatigável, abriu as portas para o encontro da ciência com a espiritualidade quando, em 1987, reuniu-se durante uma semana com cinco cientistas ocidentais para debater a proximidade entre o budismo e as ciências cognitivas. A partir dali criaram-se centros e fóruns internacionais onde a experiências espiritual é estudada e acolhida como aspiração genuína de um saber que revela novos espaços de consciência e expressão.

Cidadão planetário, manifesta especial interesse pelas pontes, articulações, sinapses, desafiando ortodoxias que retardam o exercício da vocação humana para o cuidado mútuo, a convivialidade e a cooperação. Nesse sentido apela para que cada um de nós aprenda a trabalhar em benefício não só de si próprio sua família ou nação, mas em prol da humanidade como um todo.

A responsabilidade é a chave para a sobrevivência do humano e é a melhor garantia para implementar os valores universais e a paz.


Fonte:

http://www.dalailama.org.br/home/



6 Comentários:

Jorge disse...

Viveka

O Dalai Lama mostra em suas feições, uma serenidade luminosa. Não é a toa que onde está, está também a tranquilidade.
Fala da paz porque já tem o coração pacificado. Tem autoridade moral para dizer sobre a paz.
E a colocação dele sobre o inimigo, também tem uma profunda significação. Com amigos não somos testados nas nossas deficiências como o é o inimigo.
Parece-nos que o Dalai Lama exemplifica o que fala.

Viveka, tenha uma belíssima semana!!

Namastê!!!

Clara disse...

Sempre bom, ler sobre o Dalai Lama. Reflexão profunda.
Beijinhos

Rosan disse...

Olá.
imagine que bem se faria ao mundo, em gerras constantes, se seguisem este conselho de fazer um piquenique entre as famílias... tudo certamente se resolveria...
implantar a paz é tudo o que o mundo precisa e nossos corações também...um pouco de amor e paz...

beijo de luz

Anônimo disse...

Se o mundo resolvesse seguir o que fala e sente o Dalai Lama...
Esse seria um mundo de paz!
É tudo tão simples,mas os homens complicam!
Adorei o post,sou seguidora do Dalai Lama e dos seus ensinamentos!
Beijinhos e tenha um lindo Domingo!

Norma Villares disse...

O Dalai Lama sempre levando a sabedoria a todos. Esse seria realmente um mundo de paz!

Namasté
Abraços sublimes

Norma Villares disse...

Caminheiro(a) de evolução,
Uma pessoa sábia encontra seu verdadeiro lugar no mundo, e vive de acordo com o que o destino lhe reserva. Sua força interior alimenta suas ações e todas as pessoas beneficiam com elas.
A chama energética do ser humano de consciência elevada espiritualmente espalha-se além de suas ações no mundo. Aquilo que é invisível e não possui substância física, não tem significação se não influenciar o aprimoramento das ações do homem e de outras pessoas. O sucesso vem para os humildes de alma e coração, que oferecem seus sacrifícios para maior benefício de outras pessoas no mundo.
Que a força e a luz do Cristo que tudo permeia no Universo, posso envolver você e sua família neste Natal. E que esta energia perdure por todo ano de 2010.
Feliz natal!
Ano Novo de muitas realizações
São os votos sinceros
Sublimes abraços.

 
© 2009 | VIVEKA | Por Templates para Você